Dias D’Ávila celebra os 202 anos da Independência da Bahia

O evento foi finalizado com o sorteio de livros do Bicentenário da Independência, distribuindo conhecimento aos participantes.
Por Daniel Bahia, da Polo Notícias
terça-feira, 7 de outubro de 2025 às 13h09

O projeto “Bahia: Memórias de Lutas e Liberdade”, realizado pelo Centro de Memória da Bahia Fundação Pedro Calmon/SecultBA, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEC), chegou a Dias D’Ávila na última sexta-feira (06), em um espaço enriquecedor com debates históricos, literatura e manifestações culturais em celebração aos 202 anos da Independência do Brasil na Bahia.

O evento começou com a apresentação do projeto, destacando sua importância na preservação da memória baiana. Em seguida, a professora Indira Santos conduziu a aula pública sobre o “Processo de Independência do Brasil na Bahia”, abordando a resistência popular e o papel decisivo do estado na luta pela libertação, em Dias d’Ávila, na época Capuame, além de passagem de eventos históricos como o exército libertador pela região, também é o local de nascimento de Ladislau dos Santos Titara, historiador, combatente, poeta e autor do hino ao 2 de julho.

Dando continuidade as atividades, o Projeto Nossas Memórias recebeu o escritor e historiador Fernando Gimeno, autor, entre outros, do livro “Breve História de Dias D’Ávila – De 1549 a 2022”, obra que revisita e atualiza a trajetória do município. Gimeno, que chegou a Dias D’Ávila em 1971, aos 24 anos também destacou sua relação com a cidade e a sua trajetória, membro de diversas academias literárias e associações culturais, Gimeno também recebeu moções de aplausos, indicações a prêmios nacionais e internacionais.

O evento foi finalizado com o sorteio de livros do Bicentenário da Independência, distribuindo conhecimento aos participantes. Em seguida, a Filarmônica Guerreiro do Sol emocionou o público com a execução do Hino ao 2 de Julho e do Hino Nacional Brasileiro, encerrando as atividades com um tributo à história e à identidade baiana.

O “Bahia: Memórias de Lutas e Liberdade” segue sua jornada, levando educação, cultura e reflexão histórica para as cidades de Santo Amaro (10/06), Saubara (11/06), Feira de Santana (12/06), Caetité (30/06) e Pedrão (04/07), fortalecendo a memória coletiva da Bahia.